Animacao
  • xxxxx

Página Inicial  •  Especialidades  •  Profissionais  •  Salas  •  Dicas de Saúde  •  Contato  •  Instalações
Saiba mais sobre Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência, mas tem tratamento quando iniciado logo após os primeiros sintomas.
“É verdade que o idoso, à medida que vai ficando mais velho, perde a capacidade de fazer as coisas sozinho, se torna repetitivo, faz as mesmas perguntas várias vezes, conta os mesmos casos e não consegue mais lembrar-se de acontecimentos do cotidiano?”
Não. Essa afirmação é um mito que muitas pessoas acreditam ser verdade. Entretanto, esquecimentos, repetições e deixar de fazer as coisas sozinho NÃO é “normal da idade”. A idade avançada por si só não explica a perda de independência e da autonomia. O idoso saudável consegue fazer as suas atividades sozinho. Atividades como tomar banho, vestir, alimentar, arrumar a casa, cozinhar e fazer compras devem ser mantidas, mesmo com o envelhecimento. Outro erro comum, é achar que todo idoso começa a esquecer as coisas e que isso é esperado pelo aumento da idade. Este comportamento também NÃO é “normal da idade” e é altamente sugestivo de Doença de Alzheimer. As pessoas à medida que envelhecem, podem não ser tão ágeis para as lembranças, mas esquecer não é esperado.
A Doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência e tem tratamento quando iniciado logo após os primeiros sintomas. Então, para envelhecer com saúde, é preciso ter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente, não fumar e beber com moderação.
E lembre-se, o acompanhamento regular com o médico geriatra é muito importante.

Dicas de Saúde
Artigos Sebastião Gusmão

Simpósio

Aulas disponíveis