Animacao
  • xxxxx

Página Inicial  •  Especialidades  •  Profissionais  •  Salas  •  Dicas de Saúde  •  Contato  •  Instalações
Artrite e Artrose: Apesar do nome parecido,
são doenças diferentes?

A artrite é uma inflamação da articulação que destrói a cartilagem.   Esse quadro ainda tem causa desconhecida, entretanto é a mais grave das inflamações. "É uma doença autoimune, devido a uma reação de anticorpo do próprio organismo contra a cartilagem, que acaba desencadeando uma resposta inflamatória". A artrite pode afetar também pessoas jovens, a partir dos 25 anos.  Além da dor, há sinais de processo infamatório, como calor, rubor e edema, ou seja, a articulação fica quente, vermelha e edemaciada, sendo facilmente percebida pelo paciente por dificultar muito os seus movimentos. Ao longo dos anos, as articulações vão apresentando deformidades que limitam intensamente o seus movimentos.

Já a artrose, é uma doença de caráter degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste e envelhecimento das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que tem mobilidade e que suportam peso como a coluna vertebral, quadril , joelhos e tornozelos.

Dicas de Saúde
Artigos Sebastião Gusmão

Simpósio

Aulas disponíveis